Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - 07:00 às 19:00 | Sábado - 07:00 às 12:00

FAÇA SEU AGENDAMENTO

Blog da Gastros


Vamos trazer muitas informações para você. Aproveite as dicas e fique sempre por dentro de tudo

Mudanças no estilo de vida reduzem o risco de câncer!

Um estilo de vida mais saudável, sem consumo de cigarros e bebida alcoólica, baixo índice de massa corporal e com prática regular de atividades físicas, pode contribuir para a diminuição da incidência de câncer mesmo em pessoas com alto risco genético para o desenvolvimento de tumores.

A conclusão é de um recente estudo publicado na revista científica Cancer Research, da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer, que avaliou dados genéticos e de estilo de vida de um biobanco inglês com 202.842 homens e 239.659 mulheres. O trabalho envolveu o cálculo do risco individual genético para 16 cânceres em homens e 18 em mulheres.

Entre os pacientes com alto risco genético, a incidência de câncer em cinco anos foi 5,51% em homens e 3,69% em mulheres com estilo de vida mais saudável — contra 7,23% em homens e 5,77% em mulheres com estilo de vida não saudável.

Pacientes com estilo de vida menos saudável e risco genético mais alto tiveram 2,99 vezes (nos homens) e 2,38 vezes (nas mulheres) mais probabilidade de desenvolver câncer do que aqueles com um estilo de vida saudável e com um risco genético mais baixo.

O grande mérito desse trabalho foi demonstrar que é possível modificar o risco de câncer adquirindo hábitos saudáveis, independentemente do risco genético que a pessoa já tenha.

Há um conjunto de evidências demonstrando, por exemplo, que a obesidade leva a alterações hormonais e estados inflamatórios que aumentam o risco de câncer.

Um estilo de vida saudável pode prevenir não só o câncer mas também uma série de outras doenças, como as cardiovasculares, que matam até mais que o câncer.

“Inatividade física e aumento da massa corpórea são dois fatores de risco associadas à reincidência de vários tipos de câncer, inclusive o de mama”, diz Patrícia Chakur Brum, coordenadora da pesquisa e professora de fisiopatologia do exercício, da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Os exercícios físicos como a promoção de hábitos de vida mais saudáveis deveriam ser prioridades nas políticas públicas de saúde. Mas isso continua sendo negligenciado.

Nossa luta é que muitos pacientes pararam suas atividades físicas, descuidaram da dieta, ganharam muito peso, estão consumindo mais bebidas alcoólicas e outros voltaram a fumar.

Os pacientes com maior escore de risco poligênico para o câncer eram quase duas vezes mais prováveis ​​(no caso de homens) de ter um diagnóstico de câncer cinco anos depois. Nas mulheres, o risco foi de 1,6 vezes.

O que estamos esperando para mudar nosso estilo de vida?

Alguns conselhos:

🚶‍♂️Mova-se, fortaleça no seu propósito de um futuro melhor e com menor risco;

🥰 Ame mais a vida e a si próprio;

🥬 Alimente-se de forma mais natural e saudável que seu dia te permitir, mas esforce sempre para superar as adversidades e não se entregar aos alimentos industrializados;

🚭Fuja do cigarro, diminua as bebidas alcoólicas e combata a obesidade com todas as forças, inclusive as nossas, estaremos ao seu lado.

Últimos Posts


© 2022 - Gastros Bahia - Todos os direitos reservados. | Responsável Técnico: Dr Wagner Guimarães Fogagnoli - CRM: 12.892