Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - 07:00 às 19:00 | Sábado - 07:00 às 12:00

FAÇA SEU AGENDAMENTO

Blog da Gastros


Vamos trazer muitas informações para você. Aproveite as dicas e fique sempre por dentro de tudo

MAIO ROXO : Atenção para as doenças inflamatórias intestinais

 

Dezenove de maio é o Dia Internacional da Doença Inflamatória Intestinal, também conhecida pela sigla DII. Você nunca ouviu falar desse problema que tem acometido crescentemente a população mundial? Não se preocupe, pois é por isso mesmo que, aproveitando o dia 19, todo o mês de maio entra em campanha de conscientização e prevenção dessas doenças.

Mas afinal, o que são as DII? Entende a importância de falarmos sobre este assunto? Perguntamos aos nossos especialistas da coloproctologia Dr. Paulo Vinicius (Cremeb: 14556) e Dr. Ricardo Torres (Cremeb: 16446) para entendermos melhor como podemos fazer a nossa parte e contribuir nesta causa!

 

Gastros Bahia: Dr., o que são as doenças inflamatórias intestinais?

Dr. Paulo Vinícius: Entre as doenças inflamatórias intestinais, se destacam a doença de crohn e retocolite ulcerativa. Elas são patologias, onde ocorre uma inflamação da mucosa do intestino grosso, sendo que na de crohn essa inflamação pode se estender ao intestino delgado, as partes altas do tubo digestivo e até a região fora do ânus. Além disso, também podem apresentar inflamações fora do intestino, são as doenças articulares e renais.

Gastros Bahia: Existe um tratamento eficaz para estas inflamações, que traga cura ou melhore a qualidade de vida do paciente?

Dr. Paulo Vinícius: Não há cura, na maioria das vezes o tratamento clínico com medicações consegue mantê-las em controle. Mas em alguns casos que ocorre complicações ou não há uma resposta positiva ao tratamento com medicações, pode ser necessário passar pelo processo cirúrgico. Por isso, é importante estar lado a lado com seu médico e bem informado a respeito dos sintomas e tratamento para conseguir o melhor resultado possível.

Gastros Bahia: Essas doenças são mais comuns em alguma idade específica?  

Dr. Ricardo Torres: Ela pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas é mais característica em pacientes jovens, entre a segunda ou terceira década de vida, onde começam as primeiras manifestações dos sintomas.

Por se tratar de uma doença crônica, ela irá perdurar por toda a vida deste paciente. Por isso, é importante ter sempre observação em relação ao ritmo intestinal e aspecto das fezes para diagnosticar o quanto antes e realizar um tratamento mais efetivo.

Gastros Bahia: Quais são os principais sintomas e sinais da possível presença de uma dessas doenças?

Dr. Ricardo Torres: Sem dúvidas os sintomas intestinais: diarreia, dores intestinais, fezes com muco ou sangue, perda de peso, perda de apetite. Quando surgirem estes sinais é indicado procurar um médico gastroenterologista ou proctologista para investigar.

Gastros Bahia: Qual exame é prescrito pelo médico para confirmar a presença destas doenças?

Dr. Ricardo Torres: O principal exame para diagnóstico é a colonoscopia com biópsias, porque ele consegue avaliar o reto, colón e a parte do intestino delgado.

Últimos Posts


© 2022 - Gastros Bahia - Todos os direitos reservados. | Responsável Técnico: Dr Wagner Guimarães Fogagnoli - CRM: 12.892