Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - 07:00 às 19:00 | Sábado - 07:00 às 12:00

FAÇA SEU AGENDAMENTO

Blog da Gastros


Vamos trazer muitas informações para você. Aproveite as dicas e fique sempre por dentro de tudo

Maio Roxo: Mês da conscientização sobre Doença Inflamatória Intestinal

As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são doenças crônicas que acometem o trato gastrointestinal. Podem surgir em qualquer fase da vida, sendo mais incidentes na 3ª e 4ª décadas de vida.

Os tipos mais comuns são a Retocolite Ulcerativa Idiopática (RCUI) e a Doença de Crohn (DC) que se diferenciam pela extensão de acometimento e na profundidade da inflamação na parede do trato digestivo. Tem causa ainda desconhecida, porém a mais aceita é que se trata de um mau funcionamento do Sistema Imunológico que passa a agredir o próprio tecido intestinal. Tem sua gravidade influenciada por fatores ligados aos hábitos de vida como dieta, stress e tabagismo.

Os sintomas das DII variam dependendo do local acometido e do grau de inflamação. Os mais comuns são diarreia, dor abdominal, presença de muco e/ou sangue nas fezes, fadiga, perda de peso e do apetite. Podem ainda apresentar sintomas anais, articulares, oculares e em pele. São doenças algumas vezes limitantes e que podem levar a óbito caso não seja bem diagnosticada e devidamente tratada.

Tem seu diagnóstico suspeitado a partir da identificação dos sintomas clínicos ou achados laboratoriais e confirmação diagnóstica por meio de exame de Colonoscopia com biópsias. Muitas vezes são precisos outros exames (Endoscopia Digestiva Alta, Ressonância Magnética, Cápsula Endoscópica, Enteroscopia) para avaliar extensão da doença e orientar os possíveis tratamentos.

Por se trata de uma doença crônica, a DII não tem cura, mas controle que pode ser obtido a partir do uso de medicamentos com plena estabilização da doença e minimizando impactos na qualidade de vida. Com o avanço nas pesquisas médicas e criação métodos diagnósticos mais modernos e novas medicações, esse sucesso no controle tem sido cada vez mais efetivo, minimizando as complicações e, portanto, a necessidade de tratamentos cirúrgicos.

Importante que na presença dos sintomas citados, o paciente deverá procurar o profissional médico qualificado (Coloproctologista ou Gastrenterologista) para que seja submetido a uma avaliação minuciosa a fim de diagnóstico o mais precoce possível. A precocidade e precisão no diagnóstico são fundamentais na prevenção de complicações e no sucesso do tratamento proposto.

 

Dr. Ricardo Silva Torres
Médico Coloproctologista – Gastros Bahia
CRM-BA: 16.446

Últimos Posts


© 2024 - Gastros Bahia - Todos os direitos reservados. | Responsável Técnico: Dr Wagner Guimarães Fogagnoli - CRM: 12.892