Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - 07:00 às 19:00 | Sábado - 07:00 às 12:00

FAÇA SEU AGENDAMENTO

Blog da Gastros


Vamos trazer muitas informações para você. Aproveite as dicas e fique sempre por dentro de tudo

O que devo saber sobre a Colonoscopia?

A colonoscopia permite a avaliação das paredes do intestino grosso e da porção final do intestino delgado – o íleo. Isto é feito através de um aparelho, o colonoscópio – tubo longo, fino e flexível, que é introduzido através do reto. O médico que realiza o exame observa as imagens captadas pelo aparelho em um monitor de vídeo e avalia, em tempo real, toda a extensão do órg o à procura de lesões que possam justificar os sintomas dos pacientes, assim como detecção e remoção de lesões pré-malignas, com intuito de fazer a prevenção do câncer de intestino grosso.

Quando está indicada?

É um exame indicado na prevenção do câncer de intestino grosso, cujo diagnóstico vem crescendo em ambos os sexos. Também é adequado para a investigação de sinais e sintomas que podem sugerir algumas doenças intestinais, dentre elas: dor abdominal, sangramentos retais não precisos, diarreia ou obstipação (prisão de ventre) e inflamações.

Qual a sua eficiência na prevenção do câncer de intestino?

A eficiência da colonoscopia na prevenção do câncer pode ser bem compreendida porque essa doença é causada, em sua grande maioria, pela progressão das lesões benignas e diminutas (os pólipos) que ao longo de 5 a 15 anos sofrem transformação maligna. Se a remoção destes pólipos (polipectomia) for realizada antes que ocorram essas modificações, então o procedimento é capaz de diminuir a progressão para o câncer de intestino grosso.

Este procedimento possui algum risco ou complicações?

Quase todo procedimento médico envolve riscos. A colonoscopia realizada por um profissional experiente e bem preparado diminui a possibilidade de complicações. A combinação da experiência do profissional com a modernização dos equipamentos faz da colonoscopia um procedimento eficaz e seguro. As complicações e eventos adversos após o procedimento devem ser raros e os serviços de endoscopia devem desenvolver métodos imediatos para identifica-los. Pode haver complicações quanto ao preparo, à sedação e ao procedimento em si – perfurações e sangramentos. Quando elas acontecem, podem ser tratadas endoscopicamente ou necessitarem de intervenção cirúrgica. Para diminuir o risco, o paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, enfermeiros, anestesiologistas e equipe assistente.

Recomendações Adicionais

A colonoscopia é um exame empregado no diagnóstico e tratamento das doenças do intestino grosso e do reto. Para uma completa visualização do órgão, é necessário um preparo especial que elimine todos os resíduos fecais. Para isso, necessitamos de uma alimentação especial e do uso de medicações laxativas orientadas pela equipe assistente. Por este motivo, o exame deverá ser feito, para sua segurança, por profissionais experientes e com treinamento específico para que bons resultados sejam alcançados.

Últimos Posts


© 2024 - Gastros Bahia - Todos os direitos reservados. | Responsável Técnico: Dr Wagner Guimarães Fogagnoli - CRM: 12.892