Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - 07:00 às 19:00 | Sábado - 07:00 às 12:00

FAÇA SEU AGENDAMENTO

Blog da Gastros


Vamos trazer muitas informações para você. Aproveite as dicas e fique sempre por dentro de tudo

Obesidade e estratégias de enfrentamento

Monitorar e controlar o seu peso são fatores que não estão relacionados apenas a estética, mas principalmente a saúde. Apenas no Brasil, cerca de 60% dos adultos estão com excesso de peso e 20% dos brasileiros são obesos. Por isso, a obesidade é considerada uma doença crônica, progressiva e uma epidemia global, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa patologia é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, em um nível que compromete a saúde dos indivíduos, com implicações adversas e potencialmente significativas à manutenção da saúde (World Health Organization, 2010), ocasionando prejuízos tais como alterações metabólicas, dificuldades para respirar e do aparelho locomotor. Além de ser fator de risco para enfermidades tais como dislipidemias, doenças cardiovasculares, diabetes melito tipo II, alguns tipos de câncer e incluindo recentemente o covid-19.

A etiologia está relacionada a fatores sociais, psicológicos, genéticos e físicos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 1990), a ocorrência da obesidade nos indivíduos reflete a interação entre fatores dietéticos e ambientais com uma predisposição genética. No entanto, existem poucas evidências de que algumas populações são mais suscetíveis à obesidade por motivos genéticos, o que reforça serem os fatores alimentares, em especial a dieta e a atividade física, responsáveis pela diferença na prevalência da obesidade em diferentes grupos populacionais.

Diagnóstico

O diagnóstico da obesidade é realizado a partir do parâmetro estipulado pela Organização Mundial de Saúde – o body mass index (BMI) ou índice de massa corporal (IMC), obtido a partir da relação entre peso corpóreo (kg) e estatura (m)2 dos indivíduos. Quando o IMC estiver acima de 25 kg/m² aponta-se Sobrepeso e acima de 30 kg/m² identifica-se Obesidade. Quanto à gravidade, pode-se classificar a obesidade em Grau I (IMC entre 30 e 34,9), Grau II (IMC entre 35 e 39,9 kg/m²) e Grau III, ou Obesidade Mórbida, quando o IMC está acima de 40 kg/m².
O quadro clínico da obesidade mórbida, normalmente, está associado a diversas complicações médicas, e a transtornos psicológicos e sociais como: doenças cardíacas e respiratórias, doenças ósseas (osteoporose, artrose), insônia, diabetes, ansiedade, depressão, baixa autoestima, transtornos de imagem corporal, isolamento social, sensação recorrente de exclusão como consequência da obesidade e baixa qualidade de vida.

Tratamento

O tratamento da obesidade, como doença multifatorial, não pode ser reduzida a um seguimento de dietas ou ingestão de remédios. É preciso uma ampla mudança comportamental e de hábitos para que a obesidade seja tratada. Sendo assim, o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento eficientes atua como potencial aliado à redução do peso corporal. O tratamento inclui uma combinação de fatores, tais como, medicações, procedimentos cirúrgicos, treinamento para mudança de comportamentos e adesão a dietas específicas. Dentre essas possibilidades, para indivíduos com o IMC acima de 40, ou acima de 35 com presença de comorbidades, a cirurgia bariátrica tem sido apontada como uma intervenção potencialmente eficaz à perda de peso em curto prazo. Todavia, a redução e manutenção de peso corporal dependem, entre outras variáveis, da aquisição e manutenção de hábitos comportamentais associados à dieta.
A obesidade é considerada como promotora de prejuízos não apenas físicos, mas psicológicos e sociais e está relacionada a transtornos da alimentação. Pessoas portadoras desta doença vivenciam experiências de estigmatização e preconceito, além de limitações sociais que podem prejudicar a saúde mental, dificultar a adesão a mudanças de comportamentos.

Últimos Posts


© 2024 - Gastros Bahia - Todos os direitos reservados. | Responsável Técnico: Dr Wagner Guimarães Fogagnoli - CRM: 12.892