top of page
Buscar

Maio Roxo: A Luta Contra as Doenças Inflamatórias Intestinais e a Importância do Diagnóstico Precoce

  • Foto do escritor: Gastros Bahia
    Gastros Bahia
  • 5 de jun.
  • 1 min de leitura



Você já ouviu falar sobre as doenças inflamatórias intestinais?

Essas condições ainda são um pouco desconhecidas para o público em geral, mas quem convive com elas sabe muito bem os desafios que elas impõem. São doenças crônicas, sem cura, que podem causar uma série de sintomas incômodos e, o mais desafiador, ainda há muito a ser descoberto sobre sua fisiopatologia.

Existem dois tipos principais: a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn. Apesar de apresentarem características bem distintas, o diagnóstico definitivo pode depender da análise de vários fatores. Vamos entender as diferenças?


A Retocolite Ulcerativa afeta apenas o intestino grosso, causando inflamação na mucosa. Já a Doença de Crohn pode acometer todo o trato digestivo, inflamando toda a espessura da parede intestinal. E, sim, essas doenças também podem se manifestar fora do intestino.


Embora não evoluam diretamente para câncer, o risco de desenvolvimento de câncer pode aumentar ao longo dos anos, o que torna o diagnóstico precoce e o tratamento adequado ainda mais importantes.


O acompanhamento multidisciplinar também é fundamental para melhorar a qualidade de vida de quem convive com essas condições. Por isso, o mês de maio foi escolhido para ser o Maio Roxo, um mês dedicado à informação e conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais. Se você não conhecia essa realidade, agora é um ótimo momento para aprender mais e se unir à causa.

 
 
 

Comments


bottom of page