Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - 07:00 às 19:00 | Sábado - 07:00 às 12:00

FAÇA SEU AGENDAMENTO

Blog da Gastros


Vamos trazer muitas informações para você. Aproveite as dicas e fique sempre por dentro de tudo

ALGUMAS BATALHAS PODEM SER EVITADAS!

Gastros Bahia lança campanha de prevenção do câncer colorretal: “Algumas batalhas podem ser evitadas, só depende de você!”

O câncer de cólon e reto é o segundo mais letal nas Américas, provocando 862 mil mortes por ano e, fica atrás somente do câncer de pulmão. No Brasil, conforme dados estatísticos do Instituto Nacional de Câncer (INCA) de 2022, o câncer colorretal é o terceiro câncer que mais mata homens e mulheres e também a terceira neoplasia mais comum em ambos os sexos. Ainda segundo o INCA, há expectativa de 45.630 novos casos anuais de câncer colorretal no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025.

Embora os dados sejam preocupantes, o tumor que atinge o reto e intestino ainda é um assunto pouco discutido,  mas as mortes de Pelé e Roberto Dinamite, fazem um alerta sobre o câncer colorretal, que pode ser evitado com rastreamento, acompanhamento médico especializado e hábitos saudáveis de vida.

Recentemente, a cantora Preta Gil declarou nas suas redes sociais que foi diagnosticada com a doença e que já iniciou a quimioterapia,  apresentando alguns efeitos colaterais do tratamento.

O câncer colorretal é silencioso na sua fase inicial, causando poucos sintomas, estes, em geral, passam a aumentar progressivamente nos estágios mais avançados. Com o crescimento da incidência dessa  neoplasia, a Gastros Bahia inicia uma campanha de conscientização, que tem como objetivo mobilizar a sociedade para importância da prevenção.

“Algumas batalhas podem ser evitadas, só depende de você”, é o nome da campanha que espera sensibilizar a população, levando informações sobre a doença, sintomas, diagnóstico e tratamento. Quando descoberto precocemente, o câncer de intestino tem excelente prognóstico, com cerca de 95% de possibilidade de cura. Esse número traz esperança e demonstra que as pessoas não precisam travar essa batalha para sair vencedor, basta tomar uma atitude.

Por ser multifatorial, as principais formas de prevenção da doença são as mudanças comportamentais e um rastreamento sistemático, através da pesquisa de sangue oculto nas fezes e da colonoscopia, possibilitando o diagnóstico precoce de lesões precursoras e o imediato início do tratamento.

O câncer colorretal geralmente se inicia a partir de pólipos, que são lesões benignas, também conhecidas como adenomas. Dados da literatura demonstram que cerca de 90% das lesões surgem dessas pequenas e silenciosas alterações da superfície do intestino, que chamamos de mucosa. O fator idade é preponderante, pois como o intestino é a parte final de eliminação dos resíduos alimentares  ao longo da vida.

Os pólipos, são como “cogumelos”, podem crescer na parede interna do intestino grosso ao longo de anos. Eles são tratáveis por técnicas endoscópicas, na grande maioria dos casos, não necessitando de cirurgia. Mas outro fator importantíssimo da colonoscopia, é que podemos diagnosticar lesões já malignas, mas em estágios precoces, quando ainda não se espalhou para outros órgãos, oferecendo, na maioria dos casos, a cura com o tratamento cirúrgico e quimioterapia.

 

As principais causas do câncer colorretal estão relacionadas aos fatores comportamentais, como má alimentação, tabagismo, obesidade e inatividade física.

Sobre os sintomas, em estágios mais avançados, é comum que o este câncer cause:

  • Sangramento nas fezes;
  • Massa (tumoração) abdominal;
  • Dor abdominal;
  • Perda de peso, fadiga e anemia;
  • Mudança de hábito ( ritmo) intestinal;

 

É extremamente importante que as pessoas fiquem atentas às mudanças em suas rotinas intestinais e que se consultem com médicos especialistas regularmente, deixando todos os exames em dia. É a melhor forma para ajudar no diagnóstico das doenças silenciosas e garantir maior chance de cura.

 

Previna-se! Você não precisa travar uma batalha para ser vencedor. Vence quem se cuida!

Vamos todos juntos!

 

#PorUmBemMaior

 

Feira de Santana, 25 de janeiro de 2023.

Últimos Posts


© 2024 - Gastros Bahia - Todos os direitos reservados. | Responsável Técnico: Dr Wagner Guimarães Fogagnoli - CRM: 12.892