Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - 07:00 às 19:00 | Sábado - 07:00 às 12:00

FAÇA SEU AGENDAMENTO

Blog da Gastros


Vamos trazer muitas informações para você. Aproveite as dicas e fique sempre por dentro de tudo

Praticar atividade física é optar pela qualidade de vida!

Os benefícios que a atividade física proporciona à saúde são bem reconhecidos e observados em vários sistemas de órgãos. Esses efeitos benéficos aumentam a resiliência geral, a saúde e a longevidade.

Desde 2000, foi descoberto que a contração muscular libera moléculas de sinalização, chamadas de exerquinas, e em resposta ao exercício, exercem seus efeitos através de diversas vias, apresentando papéis potenciais na melhoria da saúde cardiovascular, metabólica, imunológica e neurológica.

É comprovado que a atividade física reduz o risco de doença cardiometabólica e mortalidade. E embora o exercício mitigue os fatores de risco tradicionais, como obesidade e dislipidemia, esses benefícios explicam incompletamente os efeitos dele na saúde cardiometabólica.

Na saúde digestiva alguns fatores também são muito importantes:

🏃♂️ O exercício reduz a esteatose hepática independentemente da perda de peso;
🏃🏿 O exercício também altera o microbioma intestinal, na composição e na capacidade funcional, e quando adicionados a uma boa dieta, promovem um efeito sustentado;
🏃♀️ O exercício pode alterar o microbioma intestinal, através de diversos mecanismos como a alteração da expressão gênica de linfócitos intraepiteliais para um perfil inflamatório mais favorável, além de influenciar o fluxo sanguíneo no intestino ou alterar a excreção de ácido biliar, aumentando a disponibilidade de ácidos graxos de cadeia curta, particularmente butirato.

Evidências acumuladas sugerem que a atividade física, como mostrado em estudos pré-clínicos, observacionais e intervencionistas em humanos, podem prevenir ou retardar o aparecimento de condições neurodegenerativas, melhorando a memória e as funções cognitivas.

Embora o exercício exerça muitos efeitos benéficos em vários sistemas de órgãos, a adesão na rotina diária por parte de muitos ainda permanece rudimentar, a despeito dos benefícios.

Portanto, vamos à luta, sair da zona de conforto e mover nosso corpo, impulsionar nossa mente e conduzir nossa alma para um futuro repleto de qualidade de vida!

Referência: https://www.nature.com/articles/s41574-022-00641-2

Últimos Posts


© 2022 - Gastros Bahia - Todos os direitos reservados. | Responsável Técnico: Dr Wagner Guimarães Fogagnoli - CRM: 12.892