Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - 07:00 às 19:00 | Sábado - 07:00 às 12:00

FAÇA SEU AGENDAMENTO

Blog da Gastros


Vamos trazer muitas informações para você. Aproveite as dicas e fique sempre por dentro de tudo

Prevenção do Câncer Colorretal com escolhas saudáveis

O câncer colorretal, em sua grande maioria, desenvolve-se a partir de pólipos intestinais. Estes pólipos são adenomas e, portanto, lesões benignas, que crescem na parede do cólon e, quando associados a modos de vida não saudáveis e predisposição genética, podem, com o passar do tempo, transformar-se em câncer. Assim, intervenções que promovam a redução da exposição aos fatores de risco para o câncer colorretal podem diminuir o número de novos casos.

Como todos os profissionais da área devem estar engajados e capacitados para o enfrentamento desse agravo à saúde, a nutricionista Mariana Maia (CRN/5: 6172) elaborou este material que direciona o acolhimento aos usuários do sistema de saúde com vulnerabilidade e risco para o câncer colorretal.

Importante salientar os comportamentos/fatores de risco para o esta doença que são: fumar; consumir bebidas alcoólicas; ter sobrepeso ou obesidade; consumir alimentos com alta densidade energética (são aqueles que a cada 100g fornecem 225-275Kcal); consumir carnes vermelhas; pouca quantidade de frutas, legumes, verduras e cereais integrais; além de ser sedentário.

Conforme orientação da nutricionista é necessário melhorar a qualidade alimentar no dia a dia com o consumo de frutas, fibras solúveis e insolúveis que ajudam a melhorar o trânsito intestinal. As fibras solúveis ajudam a dar volume às fezes retendo a água que bebemos durante o dia, deixando-as também mais amolecidas, facilitando assim a sua passagem pelo intestino e a evacuação.

Já as fibras insolúveis, são as que vêm dos grãos integrais e cascas de frutas e fazem com que o intestino funcione e seja mais eficiente. Dessa forma, é importante consumir frutas com cascas para aproveitar as suas fibras, mas as que não podem ser consumidas com cascas, como o melão e mamão, por exemplo, podem ser acrescentadas fibras insolúveis como aveia, gergelim, chia e linhaça.

Outro ponto importante é a ingestão de água durante o dia. Para quem tem dúvidas sobre a quantidade de água necessária para o seu corpo, a dica é que seja consumido 35 ml por kg do seu peso. Por exemplo, se você pesa 60 kg, basta multiplicar por 35 e o resultado será a quantidade de água necessária.

Muito importante também é reduzir o consumo de alimentos enlatados, industrializados e carne vermelha, principalmente as processadas. A orientação é que seja consumido carne vermelha apenas duas vezes por semana, priorizando ainda carnes brancas como aves e peixes.

Vamos priorizar a nossa saúde, manter uma rotina saudável e prestar atenção no funcionamento do nosso intestino. Lembrando sempre de procurar um profissional responsável para uma consulta e mais informações.

Clique e agende uma consulta!

Últimos Posts


© 2024 - Gastros Bahia - Todos os direitos reservados. | Responsável Técnico: Dr Wagner Guimarães Fogagnoli - CRM: 12.892